
Benefícios do MEJ
Por muito tempo, a possibilidade de aplicar o que se aprende em sala de aula foi restrita para aqueles que já concluíram o Ensino Superior e insertos em empresas tradicionais, trabalhando em indústrias, fábricas, escritórios e etc. O Movimento Empresa Júnior – MEJ – surgiu como uma frente oposta a este conceito, e uma forma de quebrar a barreira imposta pelo tradicionalismo.
Empresas Juniores são empresas vinculadas a universidades, apesar de não dependerem delas. São formadas apenas por acadêmicos dos cursos abrangidos pela Empresa Júnior, e cada EJ define seu método de trabalho como melhor lhe convier, desde horários de trabalho, cargos de diretoria e processos de treinamento. Além disso, cada estado possui uma federação própria, a qual auxilia na criação de novas empresas juniores e no crescimento das já estabelecidas, sendo a responsável por santa catarina a FEJESC.
O objetivo central do MEJ é o aprendizado do Empresário Júnior através da elaboração de projetos de qualidade, entregando soluções capazes de modificar realidades. Para isso, as EJs não têm fins lucrativos, focando exclusivamente em alavancar o negócio de seus clientes, qualquer que seja seu porte ou área de atuação. Dessa forma, os projetos realizados por empresas juniores têm custo reduzido em relação aos de empresas seniores, buscando manter a mesma qualidade e resolver um problema em um processo humanizado e com objetivo de ajudar pessoas ao invés de apenas vender para um cliente.
As empresas juniores trazem benefícios para todos os envolvidos, desde os acadêmicos até seu cliente final. Nesse contexto, os empresários juniores são os mais beneficiados pelo Movimento Empresa Júnior; além da integração com outros empresários de todo o país, ampliação da rede de contatos (networking) e futuras oportunidades de trabalho/estágio, o MEJ oferece oportunidades únicas para um estudante de graduação, como a chance de coordenar projetos, gerenciar equipes, flexibilização dos horários de trabalho e ganho de experiência profissional, tudo isso dentro em uma atmosfera de inovação e inconformismo com o ensino atual, criando um ambiente em que a mudança não é apenas possível, mas necessária. É um cenário que estimula o progresso e o aprimoramento pessoal, enquanto os projetos elaborados buscam alavancar a economia local e, eventualmente, nacional.
O MEJ é, reconhecidamente, um dos movimentos jovem que mais gera resultado no Brasil e no mundo; no ano de 2019, mais de R$45 milhões foram reinvestidos na educação através dos projetos realizados. Apoiar algo dessa magnitude atrai muitos olhares positivos sobre os parceiros do movimento, que são divulgados em todos os eventos promovidos através de palestras, publicações nas redes sociais e dentro das EJs, tudo em âmbito nacional. Além disso, o MEJ é lar de acadêmicos aplicados e focados em dar seu máximo no trabalho que realizam, ou seja, uma mão de obra qualificada que, no futuro, pode ser de grande valia para uma empresa que busca fazer a diferença.
Em diversos casos, o MEJ foi um ponto fundamental na vida de personalidades modernas. Confira alguns exemplos abaixo:
- Diego Callegari
- Participou do MEJ como membro e posteriormente Presidente da Ação Júnior, EJ de Consultoria Empresarial. Após seu período dentro da EJ, ingressou na FEJESC como Presidente e Coordenador de Qualidade. Buscando impactar ainda mais, foi Diretor Executivo na Brasil Júnior, cargo em que criou um planejamento estratégico para alinhar todo o movimento dentro do Brasil. Ao sair do Movimento, continuou inovando e crescendo em seus locais de trabalho, e atualmente trabalha na Politize!, empresa que fundou em 2014 e que tem como propósito tornar a educação política acessível para todos.
- 49 educação
- Bibiele, a fundadora da 49 Educação, foi Presidente da Esag Jr., EJ de Administração da Udesc. Ela afirma que, por conta do MEJ, sentiu-se muito mais preparada para lidar com o mercado de trabalho, uma vez que o Movimento permitiu que ela aplicasse suas habilidades adquiridas em sala de aula, desenvolvendo seu espírito empreendedor. Após participar de uma palestra sobre uma metodologia com Soft Skills, desafiou-se a criar uma solução para as Startups brasileiras, as quais surgem, frequentemente, sem uma base real de conhecimento, falindo antes mesmo de terem oportunidade de crescimento e lucro.
- 1 bebê por hora
- O projeto Pessário, desenvolvido pela Poli Jr. (EJ de Engenharia), que busca evitar o nascimento de bebês prematuros. Em média, calcula-se que esse projeto salva a vida de aproximadamente uma criança a cada 60 minutos – originando o apelido. Através dessa solução simples e inovadora encontrada por nada menos que estudantes de engenharia, milhares de bebês serão salvos anualmente, comprovando a capacidade do Movimento.
Devido a todos esses projetos e cases de sucesso, observa-se quão grande é o impacto gerado pelo MEJ na sociedade. Ele continua, diariamente, a buscar soluções inovadoras e disruptivas, mexendo com os pilares da educação superior brasileira que, apesar de defasada, ainda produz estudantes comprometidos, com vontade e capacidade de mudar o mundo.