
Decidindo abrir um negócio
Pensar em expandir, modificar ou mesmo abrir um empreendimento na atual situação pode parecer completamente fora de alcance; os compradores estão consumindo menos, os hábitos estão mudados e a rotina não é mais a mesma.
Nesse contexto, o empreendedorismo e a inovação, apesar de muito necessários (confira nossa publicação sobre a importância da Inovação), tornam-se dificultado por essa série de fatores.
Para se ter sucesso, precisa-se de um alto nível de adaptabilidade, criando um modelo de negócio que se adeque à nova situação de consumo.
Visto isso, a InovEQ quer ajudar os empreendedores a fazer essas adaptações necessárias, e separamos um material especial para você que quer continuar vendendo, ou mesmo iniciar um novo negócio.
Se você já possui um negócio e quer se adaptar ao novo mercado, aí vai um compilado de dicas para fazer isso:
- Migre para vendas virtuais – Uma das medidas mais efetivas de prevenção ao Covid-19 é o isolamento domiciliar. Apesar de necessária, essa medida impede que os consumidores usem dos meios de compra convencionais, optando pelas compras virtuais. Aproveite a oportunidade para, se possível, migrar para novas plataformas, que poderão ser úteis mesmo depois da pandemia para expandir seu negócio.
- Gerencie suas despesas – Busque cortar gastos sempre que for possível, reduzindo o consumo ao absolutamente necessário para a manutenção do seu empreendimento. Se possível, renegocie dívidas e despesas com seus fornecedores (lembre-se: a pandemia é global, os fornecedores também estarão passando por dificuldades, de forma que a renegociação pode ser uma opção viável para que eles também não percam clientes – você).
- Tente promover liquidações – Os consumidores também tentarão cortar seus gastos ao máximo possível; busque oferecer liquidações e promoções, para que seus produtos se tornem mais atraentes aos olhos de quem precisa deles, destacando-se da sua concorrência.
- Busque novos conhecimentos – Aproveite a “oportunidade” para buscar novos modelos de negócio, como diferentes metodologias de venda, conceitos e cases de sucesso para aplicar na sua realidade.
- Consulte outros negócios – Busque entender que atitudes estão sendo tomadas pelos empreendedores de sua área. Para facilitar o acesso a essas informações, o SEBRAE criou um SAC exclusivo para sanar as dúvidas de pequenos negócios, reunindo diversas informações sobre o que tem sido feito por empresários do mundo inteiro;
As dicas acima são muito válidas para aqueles que querem manter seus negócios em dia apesar da crise; porém, não são suficientes para quem deseja abrir um novo negócio.
Pensando nisso, separamos um passo a passo sobre como abrir um novo negócio:
- Defina metas e objetivos
Antes de partir em qualquer jornada, é importante saber onde fica o destino. Da mesma forma, antes de começar um negócio saiba aonde você quer chegar. Isso não significa apenas saber seu objetivo final; defina metas mensais que delimitem o caminho até o destino final. É importante lembrar que essas metas devem ser realistas e alcançáveis – lembre-se: é preciso caminhar antes de correr.
- Faça pesquisas de mercado
Busque informações sobre o mercado em que você planeja entrar, seja através de cursos, vendo entrevistas, lendo artigos ou com consultorias. Quanto mais você souber sobre o mercado, melhor saberá direcionar seus esforços e investimentos. Conheça a concorrência, seus pontos positivos e negativos e use-os a seu favor.
- Busque opiniões
Antes de partir para a prática, faça testes com seus conhecidos; peça a opinião sobre seu produto ou serviço e, se possível, tente realizar testes práticos, buscando feedbacks sobre seu desempenho. Isso permitirá que você seja exposto a situações sobre as quais não havia pensado ainda, ajudando na adaptação sobre elas. Nem sempre será possível agradar a todos, mas é importante buscar aperfeiçoamento constante.
- Fique em dia com a burocracia
Definitivamente, esta é a parte menos empolgante em se abrir um negócio, mas certamente é uma das mais importantes. Entenda que, sem ter a burocracia em dia, não será possível seguir adiante, por conta das barreiras jurídicas que, infelizmente, são muito altas no Brasil, criando um verdadeiro muro para aqueles que não se preparam.
- Defina um orçamento
Busque definir quanto dinheiro será necessário para aplicar sua ideia. Seja “pessimista”, defina um orçamento considerando a pior situação possível para que você tenha o suficiente para sobreviver a ela. Se o melhor acontecer, você terá dinheiro “sobrando”; se não, você estará preparado para encarar o que vier. Antes de buscar os bancos para definir a melhor linha de crédito, tenha essa documentação atualizada. Outra opção é buscar investidores, que adiantarão os fundos necessários.
- Pense sobre o modelo de empreendimento
Lojas físicas ou virtuais? Empreendimento solitário ou com sócios? Pagamento parcelado ou apenas à vista? Todas essas são questões válidas e necessitam de discussão, e cada opção apresenta suas vantagens e desvantagens. Reflita muito sobre elas, ou encontre alguém com mais conhecimento (como consultores da área) para evitar problemas futuros.
- Crie sua logo e marca
A logo e marca de uma empresa são essenciais; são elas que representarão seu nome no mercado, e serão a primeira imagem associada a você. Cartões de visita, paleta de cores, modelo de site e timbre todos dependem desses dois conceitos, de forma que é muito importante acertar na mosca em se tratando deles.
- Busque a internet
Divulgue seu negócio em sites, redes sociais, blogs e artigos on-line. A maioria dos compradores busca informações nessas plataformas, e as novas gerações, mais do que nunca, estão abandonando os meios físicos de comunicação, como panfletos e artigos em jornais, de forma que talvez valha a pena investir neste aspecto do marketing de sua empresa.
- Pense a longo prazo
Entenda que, até sua empresa crescer e gerar lucro, haverá um longo tempo em que investir parecerá ter sido uma má ideia. Não se deixe levar por este pensamento; são incrivelmente raros os casos em que um negócio explodiu da noite para o dia. Por isso, busque modelar seu negócio para o longo prazo, em vez de algo que dará lucro imediato.
- Não tenha medo de mudar
Entenda que, frequentemente, você terá que mudar sua maneira de pensar sobre o mundo, e conceitos que lhe parecem óbvios podem não ser mais tão válidos quanto eram quando o seu negócio começou. Não tenha medo de se adaptar ao mercado, mesmo que isso signifique repaginar completamente o modelo que você tinha imaginado.
Por fim, saiba que você não está sozinho nessa, a InovEQ e muitas outras empresas juniores (mais informações em “O que é uma Empresa Júnior?”) são grandes apoiadoras do empreendedorismo e sempre estão dispostas a ajudar.
Todos os passos do roteiro e dicas acima podem ser realizados em conjunto com uma Empresa Júnior, seja ela a InovEQ ou suas parceiras de Movimento, a custos reduzidos e com a qualidade que você precisa para crescer em seu negócio.
Ficou interessado? Não deixe de falar conosco e agendar uma sessão de consultoria gratuita, ficaremos mais que felizes em ajudar!