
Green Beauty
Produtos de beleza são, com certeza, os melhores amigos na hora de se cuidar do próprio corpo. Hidratação, resistência e brilho são apenas algumas das características que podem ser melhoradas por eles.
Apesar de muito úteis e importantes para a autoestima, os produtos de beleza têm seus defeitos. O alto custo, danos à saúde e ao meio ambiente são alguns dos maiores, e podem ser um preço alto demais a se pagar em troca da estética.
Entretanto, há uma alternativa mais saudável, acessível, completamente natural e sem contraindicações: os produtos de beleza naturais, denominados produtos de green beauty.
No post de hoje, falaremos um pouco mais a fundo sobre esse conceito já tão comum em alguns lugares do mundo, e que tem tudo para se tornar uma tendência no mundo da estética.
Para começar, o que é green beauty?
Green Beauty é o termo usado para os produtos de beleza naturais, aqueles fabricados à base de plantas e pouco industrializados, sendo mesmo possível fabricar alguns deles em casa com a mesma eficácia dos comprados em lojas.
Eles têm algumas vantagens em relação aos produtos tradicionais, exatamente pelo fato de possuírem menos componentes industriais. Algumas delas estão listadas abaixo:
- Os produtos industriais são compostos formados por diversos reagentes. A parte “importante” deles são os componentes ativos, os químicos que efetivamente farão algum efeito e trarão o resultado esperado, mas eles são misturados a diversos outros elementos, como umectantes e emulsificantes, que são incluídos no custo final, podendo elevar o preço, assim como por possuírem uma grande quantidade de compostos artificiais trazer malefícios para nossa pele e corpo. Os produtos naturais têm uma proporção de componentes ativos muito maior, os quais são naturais e em grande parte benéficos quando utilizados da forma correta;
- Muitas vezes, os compostos usados em produtos industriais são tóxicos para o meio ambiente, de forma que é preciso tomar muito cuidado na hora de descartá-los, não sendo possível simplesmente desfazer-se deles. Os naturais não têm esse problema, visto que vieram da natureza, muitos deles podem voltar para ela sem maiores problemas;
- As alergias à compostos industrializados são muito comuns entre a população que faz uso deles, o que impede o uso desses itens mais populares pelos portadores das alergias. Os produtos naturais, apesar de em alguns casos também provocarem reações, são menos agressivos e a alergia a eles são menos comuns;
- Alguns produtos sintéticos são contraindicados em casos de suspeita de algumas doenças, ou em situações específicas (como a gestação), por poderem agravar o quadro do paciente. Os produtos naturais possuem menos efeitos colaterais e podem ser usados pela grande maioria das pessoas sem contraindicações.
Mas quais são os produtos mais comuns do Green Beauty?
Os produtos naturais já são velhos conhecidos de algumas pessoas, mas podem ser completamente novos para outras. Se esse for o seu caso, separamos alguns dos mais comuns para você conhecer:
- Aloe Vera (Babosa) – Muito utilizada em cuidados com a pele e cabelos como hidratante e fortificante natural;
- Pepino Japonês – Pode ser utilizado em algumas receitas de máscaras e como hidratante natural;
- Buriti – Seu óleo é amplamente utilizado para a hidratação de cabelos e combate ao frizz e pontas duplas;
- Pitanga – Sua ação estimulante e revigorante é um ponto chave para produtos de fortificação de unhas e pele;
- Cupuaçu – Sua manteiga é um poderoso hidratante para cabelos e pele.
A maioria dessas plantas pode ser facilmente encontrada em mercados ou feiras de hortaliças, e também é possível cultivar algumas delas em condições adequadas.
A Babosa, por exemplo, faz parte da família das suculentas (junto dos cactos), e pode ser facilmente cultivada em casa. Basta plantar em solo apropriado (rico em nutrientes) e expor ao sol, regando com meio copo d’água a cada dois dias.
Outras plantas, como a Camomila e a Malva, também podem ser facilmente cultivadas em vasos, sendo regadas com meio copo d’água todos os dias e sendo expostas ao sol, exceto nas horas de mais intensidade (11h – 14h).
E como eu posso aplicar isso no meu negócio?
Muitas vezes, as pessoas não têm tempo para cultivar as plantas em casa, ou não têm os recursos necessários (ainda que eles não sejam muitos) para fazê-lo, mas ainda demandam esses produtos naturais para uso diário.
Aí entra a oportunidade de negócios. É possível cultivar estas plantas facilmente e vendê-las em natura para que os clientes fabriquem seus próprios produtos em casa.
Também é possível fabricar os produtos em si para venda posterior. Como eles são naturais, seu prazo de validade é reduzido, mas seria possível utilizar alguns conservantes (naturais ou não) para aumentar esse tempo.
Se tiver alguma dúvida de como iniciar um negócio nessa área, ou como começar a produzir produtos de beleza naturais, entre em contato com a gente!