
Já pensou em fazer seus próprios produtos de limpeza?
Viver em um ambiente limpo, perfumado e livre de germes é o que todos queremos; para conseguir isso, é necessário fazer limpezas regulares de móveis, roupas, ambiente e etc.
Além do esforço físico, é necessário comprar os produtos corretos e de maior qualidade. Infelizmente, estes produtos tendem a ter preços muito altos, e são consumidos com aquele peso no bolso.
Mas será mesmo que estes produtos são insubstituíveis? Estamos aqui para lhe mostrar que não. Existem diversas receitas caseiras tão eficazes quanto os produtos comercializados.
Sim! É possível fazer produtos naturais de limpeza em casa, e o melhor, com ingredientes simples encontrados em qualquer cozinha ou que podem ser comprados por baixos preços em lojas do ramo.
Antes de mais nada, por que tentar fabricar estes produtos em casa?
- São mais baratos e de fácil fabricação;
- Reduz a quantidade de resíduos gerados durante a fabricação industrial, majoritariamente plásticos;
- Grande parte dos produtos de limpeza têm composições poluentes que, ao serem descartados nos ralos e pias, afetam rios, mares e lagos, prejudicando a vida aquática. A maior parte dos produtos caseiros não causa os mesmos danos ao meio ambiente, já que se baseiam em reagente menos agressivos tão eficazes quanto os industriais;
- Mesmo que utilizados apenas uma vez na semana, muitos produtos podem causar problemas respiratórios quando inalados ou problemas dérmicos quando entram em contato com a pele. Novamente, os produtos caseiros levam a vantagem, já que não são tão danosos aos órgãos.
Agora, com uma boa noção sobre quais as vantagens da fabricação caseira, confira as dicas da InovEQ sobre alguns produtos que podem ser feitos em casa:
- Detergente
- Ingredientes: 1 pedaço de sabão de coco neutro, 2 limões e 4 colheres de sopa de amoníaco.
- Primeiro derreta o sabão de coco ralado ou picado em um litro de água quente, até diluir. Em seguida, adicione cinco litros de água fria e esprema os limões. Por último despeje a amônia e misture bem. Armazene o produto em garrafas pets ou de vidro para conservação.
- Amaciante de roupas
- Ingredientes: 4 colheres de sopa de glicerina, 1 sabão ralado e 2 colheres de sopa de leite de rosas
- Misture 5 litros de água com 4 colheres de sopa de glicerina, 1 sabão ralado e 2 colheres de sopa de leite de rosas. Em seguida, misture 1 litro de água quente com sabão até dissolver. Nos outros 4 litros de água fria, junte a glicerina e leite de rosas. Mexa bem até misturar tudo. Armazene o produto resultante em garrafas pets ou de vidro para conservação.
- Sabão em barra
- Ingredientes: 1 litro de óleo de cozinha usado e coado e 240g de soda cáustica 90%.
- Misture 200ml de água quente e a soda até dissolvê-la completamente. Depois, adicione o óleo à mistura, mexendo por cerca de 20 minutos, até formar um líquido grosso. Se quiser, adicione uma essência de sua escolha para aromatizar. Por último, coloque em uma forma e espere 1 dia até endurecer, e corte. Está é uma ótima forma de reutilizar o óleo que seria descartado, ajudando o meio ambiente.
- Tira manchas e desentupidor de pias.
- Ingredientes: Bicarbonato de sódio e vinagre
- Misture Bicarbonato de sódio e Vinagre em quantidades iguais. Deixe a mistura agir sobre a mancha por alguns minutos, limpe o local com um pano úmido e pronto. No caso de uma peça de roupa, coloque a peça para lavagem normal logo em seguida.
- Essa mesma mistura de bicarbonato e vinagre também pode ser usada para desentupir pias e ralos em geral; jogue o bicarbonato diretamente pelo ralo, deixe aderir por alguns minutos e lave com o vinagre. Repita a lavagem com vinagre até que não haja mais efervescência, e remova o resíduo da reação com água.
- Limpa Vidros Caseiro
- Ingredientes: 1 litro de água, 1 colher de vinagre, 1 colher de álcool.
- Use um balde para fazer a mistura, depois armazene em um borrifador simples. Use um pano seco para passar o produto no vidro. Uma boa dica é fazer essa limpeza em dias nublados ou no final da tarde, pois deixar o produto secar no Sol pode fazer com que manchas apareçam ou que não seque uniformemente.
- Desengordurante
- Ingredientes: 1 litro de água morna, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 2 colheres de sopa de vinagre.
- Misture tudo num balde e aplique nas superfícies com um pano. É uma ótima alternativa, simples e barata, para tirar a gordura de ambientes como cozinhas
Além de todas as vantagens econômicas, a maioria dos produtos acima são menos agressivos para os itens sendo limpos. Dessa forma, a corrosão com o tempo de uso é diminuída, aumentando a vida útil dos objetos.
Porém, alguns dos reagentes utilizados ainda são tóxicos, e deve-se tomar cuidado (especialmente se crianças ou animais tiverem a possibilidade de entrar em contato com os produtos) para que não haja ingestão acidental ou inalação.
Os reagentes caseiros são menos prejudiciais, mas ainda podem causar problemas, dependendo de sua frequência de uso e da forma de utilização!
Vale lembrar, também, que eles são menos prejudiciais para o meio ambiente, mas ainda podem causar danos se forem descartados indevidamente, de modo que é importantíssimo que se evitem os excessos e se tome o cuidado de fazer o descarte correto.
Foto de Daiga Ellaby via Unsplash